Pular para o conteúdo

Aprenda como ter mais segurança online com essas 5 dicas fáceis

Da mesma forma que as novas tecnologias trouxeram vantagens, elas também fizeram com que novos golpes e crimes fossem criados. A boa notícia é que tem como ter mais segurança online a partir de dicas simples de proteção ao usar a internet.
Nos próximos tópicos, o que você vai ver são maneiras muito fáceis de aumentar a sua segurança ao acessar páginas, aplicativos e documentos do mundo digital. Se você tem um smartphone, com certeza, deveria ler esse artigo agora mesmo.
Dicas Segurança Online

Cuidado com links desconhecidos

Você sabia que a maioria dos golpes que acontecem no meio virtual são executados através dos links maliciosos (malwares)? Essa informação nos leva a um primeiro ponto: é preciso ter cuidado ao clicar em qualquer link que seja e independente de onde ele vem.
Os links contaminados podem ser enviados para o seu e-mail ou nas redes sociais e terem a aparência idêntica de uma grande empresa, por exemplo. O problema é que ao carregar esse link na sua máquina ou no seu celular, você infecta tudo.
Então, sempre desconfie! Mesmo que um amigo ou conhecido lhe enviar, certifique de que se trata de um link genuíno e que não vai lhe trazer problemas com vírus. Esse cuidado deve ser redobrado em épocas de promoções do comércio, como na Black Friday.

Antivírus atualizado sempre

Esse tópico é bem interessante porque ele vale tanto para quem tem computador como para quem tem celular. Aliás, os donos de smartphone acabam não notando que é possível e indicado ter um programa antivírus instalado no sistema operacional mobile.
É isso mesmo: assim como os computadores, faz muito sentido ter esse programa e atualizar ele com frequência. Isso porque as varreduras periódicas ajudam a detectar se há possíveis documentos ou arquivos infectados.
Inclusive, até mesmo quando você for baixar um aplicativo, esse antivírus poderá te avisar sobre ele. Como você sabe, sempre vale a pena considerar barreiras de proteção na internet porque são várias as tentativas de crimes, que acontece diariamente e no mundo todo.

Senhas dos aplicativos

Aprenda como ter mais segurança online.

Mais uma forma inteligente e fácil que ajuda a responder como ter mais segurança online tem a ver com as senhas a mais que você pode adicionar nos seus aplicativos instalados. Isso porque existem os aplicativos de senhas que dificultam a ação dos criminosos.
Por exemplo, se você tem um aplicativo de banco, sabe que ele já possui diversas formas de prevenir a ação de bandidos cibernéticos. Ele tem a senha eletrônica que pode ser a biometria, por exemplo. Agora, imagine só se para entrar nele for preciso de mais uma senha.
Isso seria ótimo, não é? E hoje em dia é totalmente possível se a gente considerar que existem os aplicativos de senhas que fazem esse trabalho, servindo como uma porta de proteção para que ninguém, além de você, acesse os aplicativos mais importantes do seu celular.

Acesso à internet pública

É muito provável que você já tenha ouvido falar das vantagens que empresas dão para clientes que se chama wi-fi gratuito, certo? O problema é que geralmente essa internet é pública, o que quer dizer que qualquer pessoa pode acessar e isso é um baita de um problema.
Ao fazer esse tipo de acesso, você poderá ser visto por um monte de pessoas. E quer saber a verdade? Nem sempre é preciso entender muito de computação para conseguir obter dados de outros usuários que estão conectados nessas redes wi-fi.
Por isso, evite ao máximo esse tipo de exposição, que raramente vai trazer para você vantagens. Assim, uma boa dica é ter um plano de internet móvel, que funciona através do 3G, 4G ou 5G. Esse tipo de internet é privado, assim como o wi-fi da sua casa, que tem senha.

Novos golpes praticados na internet

Cuidados com golpes praticados na internet.

Por último, a dica sobre o conhecimento. É claro que se você é alguém que caiu em um novo golpe da internet vai ser difícil prevenir ele se você ainda não tenha a informação sobre ele. Porém, saiba que a maioria dos golpes online são bastante comuns de acontecerem.
Por exemplo, aquele dos links infectados que falamos lá no primeiro tópico do artigo. Outro é o recebimento de e-mails duvidosos com boletos de antecipação para pagar. E tem ainda aqueles onde as pessoas entram em contato pedindo dinheiro.
Nesse último caso, o que mais tem acontecido é que contas do Instagram estão sendo hackeadas e o “bandido” se passa pela pessoa. Ou ele pode criar uma conta nova usando as fotos da pessoa que é conhecida. Se você sabe que isso acontece, então, esteja atento!

Como saber se o seu celular foi hackeado

Agora sim para terminar o texto, saiba que existem “comportamentos” estranhos do seu celular que podem indicar que ele foi hackeado. Por exemplo, se ele reinicia sozinho mesmo com a bateria cheia ou sem aviso prévio. Ou se não carrega o sistema.
Quando aparecem exibições constantes de pop-ups também é um indício. Se você está desconfiado disso, um primeiro passo é colocar o aparelho em modo avião e remover aplicativos estranhos ou novos. Além disso, apagar senhas salvas é uma boa ideia também.
Por último, busque ajuda profissional, como de uma assistência técnica confiável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *