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Reputação Digital: o que é?

Você sabe o que é reputação digital? Ter uma reputação é ser reconhecido publicamente, seja como pessoa ou como marca/empresa. Quando falamos em reputação digital, estamos falando do reconhecimento que vem mediante a internet e de tudo que ela engloba.

Hoje, ter reputação digital é algo muito mais acessível do que alguns anos atrás. Redes sociais, como o Tik Tok e o Instagram, têm mostrado que é possível, sim, criar uma reputação digital por meio de conteúdos simples e que engajam.

Ela engloba diversos fatores, como ter um bom engajamento, as interações que consegue gerar nessas redes e canais de busca, etc. E essa reputação digital pode ser o que falta para um negócio alavancar, uma pessoa se tornar uma influencer digital e viver disso.

Mas, a reputação digital vai muito além desse reconhecimento. Vamos entender mais a fundo o que é reputação digital e por que é importante? Confira.

O que é reputação digital e por que é importante?

Reputação Digital: o que é?
Photo by Christina on Unsplash

Reputação digital diz respeito ao tipo de conexão que você ou a empresa tem com um determinado público. Esse reconhecimento acontece com base no que o seu conteúdo é para essas pessoas, como elas vêem o que você está tentando comunicar, dentre outros fatores.

Mas, por que ter esse reconhecimento, essa reputação, no meio digital pode fazer tanta diferença nos negócios e ser tão importante?

Se você já ouviu falar em marketing boca a boca, sabe que nós damos muito mais valor ao que outros indivíduos têm a dizer do que empresas e organizações.

É por conta disso que a reputação digital tem se mostrado tão importante para os negócios digitais, afinal, essas pessoas que conquistam esse status acabam se tornando o que chamamos de influencers digitais.

Se você já adquiriu um produto por conta de uma pessoa que você acompanha ou buscou saber algo sobre uma marca após ver um stories sobre o assunto, já deve entender como isso funciona.

Por isso ela é tão importante para as empresas, pois acaba se tornando um porta-voz do que elas têm a oferecer.

Como avaliar a reputação digital

Mas, como saber se a sua reputação digital possui uma boa avaliação? Porque é possível ter uma reputação digital e ela ser negativa, ou seja, dificilmente você irá tirar bons resultados disso. Vamos conferir algumas possibilidades.

Sites de reclamações

Se você tem uma empresa é fácil saber como anda a sua reputação digital, afinal, existem diversos sites de reclamações para que os clientes alertem os demais e tenham seus problemas solucionados.

O Reclame Aqui é um exemplo de site para conferir a reputação digital de sua empresa e, com isso, garantir um melhor suporte e atendimento.

Acompanhar esses sites é super importante para garantir que sua empresa seja uma boa opção de negócio para um possível cliente.

Presença nas redes sociais

As redes sociais são uma das maiores responsáveis por criar uma reputação digital por meio da entrega que você realiza de seus conteúdos. Estar presente em canais como o Instagram, Facebook e Tik Tok é uma forma de ser visto e lembrado pelo seu público-alvo.

Não é necessário estar em todas as redes sociais, mas saiba em quais você encontrará um público maior para o seu nicho de mercado. Assim, conseguirá alcançar um maior número de pessoas e ter um engajamento considerável.

Os influenciadores digitais, por exemplo, precisam mostrar as métricas e como anda o engajamento de suas redes para fecharem negócios com empresas. Afinal, quanto maior for a entrega melhores serão os resultados no final.

Avaliações dos usuários

Por fim, conferir o que as pessoas estão falando sobre a pessoa/empresa também é uma forma muito eficiente de ficar por dentro do que ela tem entregado.

A avaliação daqueles que já tiveram alguma experiência com o negócio poderá ser uma das melhores formas de fazer boas escolhas no meio digital.

Como citamos acima, existe a possibilidade de uma reputação digital ser negativa e, para evitar ficar desse lado, não deixe de ouvir o que outros usuários têm a dizer.

SEO local para aumentar sua reputação digital

Existem várias formas de melhorar a sua reputação digital, e uma delas é o investimento em estratégias que irão te colocar no mapa e fazer com que sua empresa seja lembrada.

O SEO Local é uma ótima forma de estar sempre presente nos principais canais de busca, redes sociais, dentre outros meios.

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