Quando você pensa em marketing, você pensa automaticamente no reconhecimento da marca e na publicidade? No mundo digital de hoje, existem tantos novos canais de marketing que podem ajudar seu negócio a crescer. No entanto, muitas empresas não sabem como utilizá-los de forma eficaz. Se sua empresa precisa de um impulso no departamento de marketing, aqui estão algumas das armadilhas mais comuns que podem estar impedindo o crescimento de seu negócio.
Público-alvo errado
Há inúmeros segmentos de mercados diferentes e formas de marketing diferentes para todos estes, imagine que você tem uma empresa de guindastes em Recife, mas cria uma campanha de marketing a nível Brasil, por falta de conhecimento técnico, você não terá muito efeito, pelo contrário, irá gastar dinheiro e se frustrar. Esta é a mesma lógica usada para alguém que tem uma marcenaria em Joinville, não irá adiantar um anúncio de redes sociais ou Google para todo o estado de Santa Catarina pois, o público alvo é local.
O primeiro erro de marketing que muitas empresas cometem é visando o público errado. Isto pode ser ainda mais crucial em negócios de comércio eletrônico, pois você pode estar vendendo para pessoas que não se encaixam na demografia típica de seus clientes. Por exemplo, se você é uma marca de moda, você pode ter clientes que são predominantemente homens. Entretanto, você pode estar vendendo seus produtos para mulheres que usam um tipo diferente de roupa. Agora, essas mulheres podem ser seus clientes ideais, mas direcioná-los com estratégias de marketing projetadas para homens pode não ser o melhor uso de seu tempo ou orçamento. Se você não tiver certeza de quem são seus clientes, você pode usar uma variedade de canais para ver quem está visualizando seus produtos ou navegando em seu website. Google Analytics, Facebook Insights e outras plataformas analíticas de terceiros podem ajudá-lo a ver exatamente quem está visitando seu site, e de onde.
Má estratégia de publicidade
Outro erro comum de marketing é escolher uma estratégia publicitária ineficaz. Quando você começar a criar consciência para seu negócio, você vai querer considerar cuidadosamente quais canais e anúncios você vai usar. Se sua empresa ainda não é bem conhecida, você poderá ser tentado a gastar muito dinheiro em propagandas televisivas. Embora estes possam ser eficazes a curto prazo, podem não ser o melhor uso de seu orçamento de marketing a longo prazo. Na verdade, muitas empresas cometem o erro de gastar demais em comerciais quando poderiam estar concentrando seu dinheiro na construção de um seguidor on-line. Os telespectadores de televisão são geralmente menos fiéis que os consumidores on-line e pode levar meses ou até anos para que uma boa publicidade seja paga. Alguns outros erros comuns de publicidade incluem: – Não usar palavras-chaves de marca-alvo em seus anúncios – Não veicular anúncios no momento certo – Não incluir uma chamada para ação em seus anúncios – Usar o meio errado para seus anúncios
Sem medida de sucesso
Então, você está finalmente realizando uma campanha de marketing eficaz para sua empresa – o que fazer agora? O mais importante é acompanhar seu sucesso. Seja usando o Google Analytics, Facebook Insights ou outra plataforma de terceiros, você vai querer ver quantas pessoas visitam seu site, o que estão fazendo lá e como interagem com seus produtos. Você também vai querer rastrear quantas pessoas veem seus anúncios e quantas clicam neles. Você vai querer fazer ajustes em sua estratégia de marketing à medida que você vê como as pessoas respondem aos seus esforços. Muitas empresas cometem o erro de não medir seu sucesso, ainda que este seja o primeiro passo para melhorar.
Não investir o suficiente em marketing
Outro erro comum de marketing é não investir o suficiente em marketing. Uma vez que você tenha visado seu público, criado um caminho de conscientização e medido o sucesso, você vai querer continuar a investir em marketing. A fim de manter seu negócio crescendo, você vai querer colocar entre 10% e 20% de suas vendas brutas em marketing a cada mês. No entanto, muitas pequenas empresas não têm este luxo. Temos visto muitas empresas que têm um orçamento de marketing que é inferior a US$ 2.000 por ano. Embora isto possa parecer muito dinheiro, não é o suficiente para entrar em um mercado lotado. Se seu orçamento for inferior a US$ 5.000, você deve considerar seriamente aumentar seu orçamento de marketing.
Mensagens Inconsistentes
Outro erro comum de marketing é que as empresas têm mensagens inconsistentes. Você pode estar realizando excelentes campanhas de marketing com grandes propagandas e conteúdo relevante, mas se você também estiver enviando e-mails ou mensagens sociais de má qualidade, isso será um desperdício. É importante que você seja consistente em suas mensagens através de todos os seus canais de marketing. Se você estiver enviando a mensagem errada em um lugar, ela será confusa e irrelevante em outro. Pode ser útil criar um plano de campanha de mídia social e depois fazer quaisquer mudanças em sua estratégia de marketing à medida que você vê como elas estão funcionando.
Projeto pobre do website e experiência do usuário
Além de ter um design e experiência de usuário ruins, muitas empresas também cometem o erro de não atualizar seu website. Temos visto muitas empresas que existem há anos, mas seu website está desatualizado há anos. É importante manter seu website atualizado. Você vai querer ter certeza de que o conteúdo que você está postando é relevante, e seus links de navegação estão funcionando corretamente. Se seu website estiver desatualizado, os usuários podem se perder tentando navegar para diferentes partes de seu site e encontrar as informações que estão procurando.
Conclusão
O marketing é uma parte essencial de qualquer negócio. Se você não está trabalhando para fazer crescer sua marca, você está perdendo clientes potenciais, e o crescimento potencial. No entanto, muitas empresas caem nos mesmos erros de marketing, o que pode estar impedindo seu negócio de crescer. A chave é estar ciente destes erros e fazer correções conforme necessário.